A Diferença
Estamos convictos que a IMF consegue marcar a diferença na sua actuação.
A nossa EQUIPA é composta por profissionais experientes, especializados em economia, mercados financeiros e matérias-primas. Mais de metade da equipa tem mais de 10 anos de experiência em mercados financeiros e análise económica.
A nossa preocupação é o SERVIÇO ao cliente, o fornecimento de ideias e soluções, fazendo da sua necessidade a nossa prioridade.
A IMF é uma empresa INDEPENDENTE de qualquer grupo financeiro. Isso significa que os nossos conselhos e actuação não sofrem qualquer enviesamento nem são influenciados por terceiros.
Serviços IMF
Breve lista dos serviços disponibilizados pela IMF – Informação de Mercados Financeiros S.A.
Informação de Mercados

Os clientes da IMF podem também solicitar a realização de relatórios especializados, nomeadamente sobre países, sectores ou áreas económicas.
Colocamos à disposição dos nossos clientes bases de dados e outros históricos sobre cotações, indicadores macroeconómicos e dados financeiros.
A IMF produz informação internamente, recorrendo à sua leitura do mercado e aos muitos relatórios de várias fontes a que tem acesso diariamente.
Grande parte da informação disponibilizada pode ser personalizada e, por isso, adaptada às necessidades de cada cliente.
A IMF desenvolve soluções para programas de apoio à gestão, como o SAP, permitindo a importação de informações actualizadas para o software em causa.
Risco Cambial

Linha telefónica aberta, disponível para a colocação de todas as questões no âmbito dos mercados financeiros que possam ser pertinentes para a empresa.
Muitas vezes as empresas têm de lidar com moeda estrangeira, correndo o risco de uma evolução desfavorável aos interesses da empresa na cotação dessas divisas – Risco Cambial.
A IMF ajuda os seus clientes a eliminar ou mitigar o risco cambial decorrente da sua actividade. Construímos soluções personalizadas e ajudamos à sua implementação, se necessário.
Risco Taxas de Juro

Genericamente, o serviço de consultoria da IMF na área do mercado monetário assenta em algumas componentes de apoio, adaptando-se obviamente ao pretendido por cada empresa.
Muitas empresas recorrem a financiamentos para suportar a sua actividade. Desses contratos de endividamento, sejam de curto ou longo prazo decorre exposição ao risco de variação da taxa de juro no mercado monetário.
A IMF ajuda os seus clientes a estudar a estratégias que tenham o objectivo de eliminar ou mitigar o risco de taxas de juro decorrentes do passivo da sua actividade. Construímos soluções personalizadas e ajudamos à sua implementação, se necessário.
Risco Matérias Primas

O nosso objectivo é claro: ajudar o cliente a sentir-se o mais preparado possível para a tomada de decisão. O cliente pode contar com o aconselhamento da IMF relativamente às flutuações de preços ou outros eventos susceptíveis de fazer variar os mercados em causa.
Os clientes podem aceder a uma vasta informação relativa a cotações, evolução dos principais mercados e factores que influenciam os preços.
A IMF é a única empresa portuguesa a acompanhar de forma sistemática os principais mercados de matérias-primas (“commodities“).
Valorimetria e Auditoria de Derivados

Para além das valorizações, a IMF produz estudos exigidos em certas circunstâncias pelos auditores, tais como análises de sensibilidade a cenários de variação na curva de rendimentos e testes de eficácia que permitam classificar o derivado como instrumento de cobertura.
A IMF faz o acompanhamento das operações de derivados detidas pela empresa. Para tal são efectuadas valorizações dos derivados em carteira, habitualmente numa base mensal, usando para tal calculadoras e métodos reconhecidos pelo mercado.
Análise Técnica

A Análise Técnica é uma ferramenta de análise de mercados. Através da observação de gráficos e séries de preços são determinadas tendências de mercado, pontos de ruptura, zonas de compra e venda e apoio à definição de estratégias de money management.
A partir das conclusões recolhidas são apresentadas observações sobre o comportamento do mercado.
A título de curiosidade, a origem da análise técnica remonta para o início do século XX, altura em que Charles Dow utilizava este método para posteriormente publicar um informativo financeiro, em parceria com Edward D. Jones – que mais tarde viria a ser denominado de “The Wall Street Journal”.
A IMF tem um departamento especializado na produção de Análises Técnicas para os activos cotados, atendendo a pedidos personalizados.
IMF Nas Redes Sociais