Login

Valorimetria e Auditoria de Derivados

Para além do aconselhamento relativo a:

- política de cobertura de risco de taxas de juro

- apreciação qualitativa e quantitativa das propostas apresentadas pelos Bancos,

 

A IMF faz o acompanhamento das operações de derivados detidas pela empresa. Para tal são efectuadas valorizações dos derivados em carteira, habitualmente numa base mensal, usando para tal calculadoras e métodos reconhecidos pelo mercado.

A valorização é apresentada num mapa único e consolidado, não obstante os derivados de uma empresa poderem estar sediados em diferentes bancos. A valorização regular é, antes de mais, uma ferramenta que permite ao gestor ganhar sensibilidade ao impacto da variação da curva de rendimentos no valor de mercado da sua carteira de derivados, para além de dar uma perspectiva actualizada da projecção de fluxos de caixa que o derivado irá originar.

Outra finalidade destes mapas é a contabilização do justo valor dos produtos/derivados em carteira, que nos últimos anos passou a ser obrigatória no âmbito das alterações aos planos de contas.

Para além das valorizações, a IMF produz estudos exigidos em certas circunstâncias pelos auditores, tais como análises de sensibilidade a cenários de variação na curva de rendimentos e testes de eficácia que permitam classificar o derivado como instrumento de cobertura.

© 1996 - 2017   |    IMF - Informação de Mercados Financeiros, S.A.

IMF Mobile